Esse é o segredo para armazenar o seu estoque de vinho em casa

Muitos me perguntam se podem iniciar um Negócio de Vinhos sem loja física e sem possuir  uma adega climatizada para armazenar as garrafas. E muitos se impressionam quando digo que sim, é possível começar o seu Negócio armazenando o estoque em casa. Isso mesmo, reserve um espaço na sua residência e pronto, terá um lugar ideal para estocar seus vinhos. 

Simples assim? Relativamente: Há alguns cuidados a serem observados no local escolhido para o armazenamento. Confira no artigo de hoje quais são eles. 

Temperatura:  a condição ideal para a estocagem é o local estar com a temperatura entre 15ºC e 18ºC. É importante que esta temperatura seja constante, pois as variações podem alterar as características do produto. Se a sua região for de clima muito quente, opte pela instalação de um ar-condicionado, e deixe ligado durante os horários mais quentes.

 

Iluminação: procure deixar o local escolhido com uma baixa iluminação, evitando o contato com a luz solar natural e lâmpadas muito fortes, uma vez que os raios UV desequilibram os vinhos, afetando os aromas e sabores, principalmente os brancos e rosés, que são envasados em garrafas transparentes. Veja abaixo um exemplo de iluminação adequada:

Umidade: o local deve apresentar umidade entre 70% e 80%. Locais muito úmidos podem estragar os rótulos e favorecer o surgimento de fungos; em contrapartida, locais muito secos provocam rachaduras nas rolhas.


A maneira mais adequada é na posição horizontal para manter a rolha em contato com vinho, evitando o ressecamento da mesma. Os espumantes e vinhos fechados com tampa rosca devem ser armazenados na vertical.

Dica: você pode, inclusive, manter as garrafas dentro das suas próprias embalagens/caixas. Assim elas também estarão protegidas da iluminação e umidade.
Veja abaixo o exemplo do estoque do Alexandre Reis, da Reyes De La Bodega, membro da Comunidade EducaVinhos. 👇

Quais desses cuidados acima você já costuma ter na hora de guardar seus vinhos? Compartilhe suas experiências comigo pelo Instagram @diegobertolinii.

Se quiser saber mais, clique aqui e inscreva-se no Canal do Youtube Diego Bertolini
Conteúdo prático toda semana para tirar o seu Negócio de Vinhos do papel.

Compartilhe esse post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Assine nossa newsletter e fique por dentro do mundo de negócios dos vinhos
Abrir bate-papo
Posso te ajudar?