Delivery de vinho – você ainda tem dúvida?

O Delivery é um modelo de venda ágil para quem está começando um negócio de vinhos e quer expandir rapidamente seu faturamento. Tudo por causa da tão valorizada COMODIDADE que o cliente tem de receber a bebida no conforto de casa. 

 

Existem duas formas de ter um delivery de vinhos:

 

  1. Delivery via Marketplace 

Você cadastra sua lista de vinhos em plataformas prontas: Ifood, UberEats, Delivery Much, etc e recebe os pedidos de clientes através delas.

 

Vantagens 

 Visibilidade: com o marketplace você terá uma rápida presença online, com a possibilidade de atingir um maior número de pessoas, pois a base de usuários cadastrados nestes aplicativos hoje, é muito grande. 

Retorno: A plataforma será uma vitrine do seu estabelecimento, aumentando a visitação nas redes sociais de seu negócio de vinhos.

Gerenciamento: é muito fácil gerenciar os pedidos, estoques, pagamento, visualização de produtos, promoções, tempo de espera. Isso também faz o cliente se sentir mais seguro caso ainda não conheça seu negócio.

 

Desvantagens

As taxas de pagamento – as vantagens acima são ótimas, mas tudo na vida tem um preço, e neste caso podem variar de 10% a 30%. Uma dica: aplicativos menos conhecidos geralmente possuem taxas mais atrativas.

Não ter acesso direto ao cadastro dos clientes – as informações do cliente ficam retidas com a plataforma.


  • Delivery Direto –  

Aqui você recebe os pedidos direto por suas redes sociais, como WhatsApp, Instagram, Facebook, etc;

 

Vantagens

A grande vantagem é se comunicar direto com o cliente, e poder trabalhar sua fidelização, através de um contato mais próximo e atencioso. Além disso, a margem é maior  e você não fica dependente das plataformas.

 

Desvantagens

A desvantagem é que vai demandar um investimento inicial maior de marketing  para ser conhecido localmente, por não fazer parte de um ambiente que o usuário já está acostumado a acessar, como Ifood, Uber Eats, Rappi, etc.

 

Dicas importantes:

  • Se estiver começando seu negócio, atue nos dois modelos de delivery, isso fará você acelerar seu crescimento;
    1. Se estiver no delivery via Marketplace, envie um cartão de agradecimento com seus contatos a fim de atrair este cliente para suas redes sociais e seus próximos pedidos serem diretos;
    2. Serviço de bebida gelada ou combos [comida + bebida] são diferenciais incríveis que poderão lhe destacar frente aos seus concorrentes nesses aplicativos;
  • Cadastre no marketplace os produtos que tenham maior margem. E os produtos com margem mais apertada comercializem no delivery próprio, assim você escapa das Taxas de Pagamento desses aplicativos que podem variar de 10% a 30%. 
  1. Tenha um catálogo digitalizado de produtos com imagens e informações de cada item que você comercializa.  Isso irá facilitar seu trabalho  quando o cliente te chamar!
  2. Mantenha um relacionamento frequente  com seu cliente, para que quando eles pensarem em vinho, acessem seu site ou rede social 
  3. Se possível invista em tráfego geolocalizado em sua região, encaminhando novos clientes para seu WhatsApp ou site; 



Com um passo-a-passo desses, eu corria logo contatar os fornecedores e fazer meu estoque de vinhos para vender via delivery. O consumo aumenta a cada dia, e é como eu sempre digo: “Quem chega primeiro bebe água limpa”.

 

Forte abraço,

 

Diego Bertolini!

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